domingo, 15 de agosto de 2010

Há alternativas para o consumo de papel?





Papel. Para que te quero?
A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Com o uso dos computadores, muitos cientistas sociais acreditavam que o uso de papel diminuiria, principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu e o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde.
Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.
Vantagens de Reciclar Papel
*Redução dos custos das matérias-primas: a pasta de aparas é mais barata que a celulose de primeira. *Economia de Recursos Naturais - Madeira: Uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m3 de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz em uma nova vida útil para de 15 a 30 árvores. - Água: Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada. - Energia: Em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador. - Redução da Poluição: Teoricamente, as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Porém as indústrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indústrias, às vezes subsidiadas, não fazem muitos investimentos em controle ambiental. * Criação de Empregos: estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo. * Redução da "conta do lixo": o Brasil, no entanto, só recicla 30% do seu consumo de papéis, papelões e cartões. O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos. Reciclável: Caixa de papelão Jornal Revista Impressos em geral Fotocópias Rascunhos Envelopes Papel timbrado Embalagens longa-vida Cartões Papel de fax Não Reciclável: Papel carbono Fotografias Fitas adesivas Etiquetas adesivas.
fonte: Ambiente Brasil

Livros digitais



O livro digital seria uma solução para redução do consumo de papel? Quais serias os riscos de se ter todo o acervo literário só em livros digitais? Quais os beneficíos?



Projeto e-paper
Há uma inovação que promete mexer com a imaginação de muita gente: o E-Paper. Essa tecnologia permite a visualização de textos e imagens coloridas (até 4096 cores) numa tela com a espessura de um papel comum, e, atualmente, do tamanho de uma folha A4.
Com essa tecnologia, seria possível que o usuário não comprasse mais o formato tradicional de jornal impresso. Ele simplesmente teria uma única folha, atualizável, que estaria sempre contigo e, a cada dia, teria as notícias atualizadas do seu jornal. Ou melhor, a cada hora. Claro, não somente para substituição do jornal, a tecnologia seria empregada também na ampla utilização de aparelhos como PDAs e Celulares mais finos e até “dobráveis”. Quanto ao jornal, solucionaria um problema ecológico!

Agora pense nas questões a seguir e deixe seu comentário.
Todos somos consumidores de papel. O que cada um de nós pode fazer para reduzir o consumo de papel na escola e em casa? Quais seriam as alternativas para reduzir o consumo de papel no comércio e nos escritórios? Por que é necessário reduzir o consumo de papel? Se isso não acontecer, quais as consequências futuras?

Razão x emoção


SINOPSE DO FILME EQUILIBRIUM
Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado tolitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai" (Sean Pertwee), que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional. As formas de expressão criativa estão contra a lei, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os "ofensores", além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte. Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozia. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante.

O filme “Equilibrium” apresenta questões interessantes a se pensar, vejamos:
O sentimento humano vale a pena?! Ou seria melhor se o mundo fosse movido apenas pelo raciocínio lógico? As emoções são mesmo as grandes responsáveis pelas mazelas (aflições, infortúnios) da humanidade?!
Opine sobre essas questões.