domingo, 15 de agosto de 2010

Há alternativas para o consumo de papel?





Papel. Para que te quero?
A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Com o uso dos computadores, muitos cientistas sociais acreditavam que o uso de papel diminuiria, principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu e o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde.
Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.
Vantagens de Reciclar Papel
*Redução dos custos das matérias-primas: a pasta de aparas é mais barata que a celulose de primeira. *Economia de Recursos Naturais - Madeira: Uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m3 de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz em uma nova vida útil para de 15 a 30 árvores. - Água: Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada. - Energia: Em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador. - Redução da Poluição: Teoricamente, as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Porém as indústrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indústrias, às vezes subsidiadas, não fazem muitos investimentos em controle ambiental. * Criação de Empregos: estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo. * Redução da "conta do lixo": o Brasil, no entanto, só recicla 30% do seu consumo de papéis, papelões e cartões. O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos. Reciclável: Caixa de papelão Jornal Revista Impressos em geral Fotocópias Rascunhos Envelopes Papel timbrado Embalagens longa-vida Cartões Papel de fax Não Reciclável: Papel carbono Fotografias Fitas adesivas Etiquetas adesivas.
fonte: Ambiente Brasil

Livros digitais



O livro digital seria uma solução para redução do consumo de papel? Quais serias os riscos de se ter todo o acervo literário só em livros digitais? Quais os beneficíos?



Projeto e-paper
Há uma inovação que promete mexer com a imaginação de muita gente: o E-Paper. Essa tecnologia permite a visualização de textos e imagens coloridas (até 4096 cores) numa tela com a espessura de um papel comum, e, atualmente, do tamanho de uma folha A4.
Com essa tecnologia, seria possível que o usuário não comprasse mais o formato tradicional de jornal impresso. Ele simplesmente teria uma única folha, atualizável, que estaria sempre contigo e, a cada dia, teria as notícias atualizadas do seu jornal. Ou melhor, a cada hora. Claro, não somente para substituição do jornal, a tecnologia seria empregada também na ampla utilização de aparelhos como PDAs e Celulares mais finos e até “dobráveis”. Quanto ao jornal, solucionaria um problema ecológico!

Agora pense nas questões a seguir e deixe seu comentário.
Todos somos consumidores de papel. O que cada um de nós pode fazer para reduzir o consumo de papel na escola e em casa? Quais seriam as alternativas para reduzir o consumo de papel no comércio e nos escritórios? Por que é necessário reduzir o consumo de papel? Se isso não acontecer, quais as consequências futuras?

49 comentários:

  1. Na escola é difícil ter uma redução de papel, pois os professores imprimem provas e atividades diariamente. Uma opição boa seria tentar ir substituindo por meios digitais, no entanto não é ainda tão eficaz, será futuramente o que predominará. Já em casa é mais fácil porque não tem muita necesidade de um consumo esagerado de papel. É só parar e ver se o que você esta fazendo com aquele papel é realmente necessário ou não. Nos escritórios e comércios uma boa seria ter a impreção de papel que seja realmente necessário, como um um papel que tenha que alguém assinar e assim por diante. A redução do consumo de papel é muito importante pois a redução de gastos é muito grande, não só financeiramente e sim com a natureza que vem ao caso em primeiro lugar que é a que mais sofre, mas nós também sofreremos com isso principalmente em questões de temperatura e etc.
    João Fernando Navarini

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, nós podemos reciclar, separando o papel e o lixo orgânico e nas escolas quando rabiscar um pouco a folha não jogue no lixo direto, apague e utiliza-a novamente, não gaste as folhas brancas para fazer aviões,barquinhos ,use as rabiscadas ou amassadas . As alternativas para reduzir o consumo de papel em escritórios, seria usar os dois lados da folha e usar quando for preciso; por que quando vamos querer respirar ar puro, talvez não haverá mais árvores e não terá o mesmo ambiente do passado e a consequência seria de que os outros paises poderiam roubar a Amazônia ,por causa da nossa biodiversidade, pois nos outros paises quase nem tem nada de arvores e o mundo entraria em guerra pela Amazônia e pela falta de minérios. Mas o E-Paper para onde iria e o lixo orgânico? Isso traria mais radiação para a humanidade !

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião o consumo exagerado de papel não só acontece em escritórios, mas também em escolas e indústrias. Este uso ecessivo prejudica muito na natureza, mas tras muitas vantagens e desvantagens, por exemplo, o papel reciclável, que gasta muito menos celulose e água. E prejudica no consumo ecessivo da madeira.
    Acho que os escritórios poderiam trocar os papéis por arquivo nos computadores, e até pen-drives.
    O papel ele não só ajuda no fácil trabalho do homen, como tembém ajuda nas aplicações de provas na escolas.
    Então o papel ajuda e atrapalha em nosso dia a dia.
    Natalia Bernardes

    ResponderExcluir
  4. Valeu, queridos! A participação de vocês tá legal!

    ResponderExcluir
  5. A minha sugestão para reduzir o consumo exagerado do papel é aumentando o preço do papél, e assim as pessoas gastaram menos.

    LUCAS FRANÇA

    ResponderExcluir
  6. A minha sugestão para diminuir o consumo de papél, e usar apostila, e não vai precisar de usar livro e caderno,porque na apostila ja tem as perguntas e só responder, e ja tem os texto.

    ResponderExcluir
  7. A minha opnião é que não só tinha que aumentar o preço do papel, mas também tinha que virar lei, uma breve economia para este ato de econo mia para o papel, a idéia de criar apostilas não é ruim assim as pessoas ecomisam mais papel, já no escritório a minha opnião é que tudo em um escritório tinha que ser digital e também tinha que virar lei o uso de produtos tecnologicos.

    ResponderExcluir
  8. Alguns mencionaram a criação de apostilas como forma de economizar papel. Pergunto eu: Essas apostilas não seriam de papel? Caso sejam está consumindo papel do mesmo jeito, ou não?!

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião nos devíamos ecnomisar mais papel separando lixo orgânico do químico, pois com a com o projeto da reciclagem a gente pode usar os papeis feitos por eles, economiza mais i ajuda a natureza pois são elas que mais sofre com as derrubadas de arvores para a fabricação do papel.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião se diminui o valor do computador poderiamos fazer tarefas da escola e trabalhos pelo computador com internet e assim diminuiria, um pouco do consumo de papel nas escolas e em qual quer outro lugar.

    ResponderExcluir
  11. No meu ponto de vista, acho que a melhor forma de economizar papel na escola, é que poderíamos usar mais o computadores para fazer tarefas,trabalhos,etc.
    E no geral, poderíamos incentivar mais a coleta seletiva para aumentar os trabalhos de reciclagem, isso sim iria ajudar.
    Se todos fizessem isso o consumo de papel iria abaixar significativamente, e isso contribuiria muito para diminuir a desnatação das árvores.
    ASSINADO:JOARLYS ABNER ALVES
    SERIE:9 ANO B

    ResponderExcluir
  12. Bom no meu ponto de vista para diminuirmos o consumo de papel a escola deveria economizar mais papael pois as vezes gastam muitas folhas principalmente para imprimir as vezes da errado e pelo que eu vejo eles tambem gastam muito pra as provas.CO há professores que passam muitas folhas nas provas eles têm que usar os dois lados da folha para colaborar.
    Uma das melhores alternativas que há para diminuir e trocar o papel pelos computadores portatil nos escritorios fazem muito isso que pena que na escola não e possivel fazer isso iria ser bem melhor para todos.

    LEVI EDUARDO PERREIRA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  13. hoje em dia o consumo de papel está muito grande!!!
    porém uma forma de diminuir o exagero de papel seria salvar em pen-drive e passar para os alunos no data-show.
    para reduzirmos o consumo de papel temos que parar de imprimir o desnecessário.Porque muita gente lê um e-mail e imprime para o outro amigo ler!!!
    Em casa podemos usar os dois lados da folha para imprimir.
    Com os anos que se passam as tecnologias vão melhorando e se modificando para gastarmos menos papel!!!
    O e-paper é um exemplo deles.
    Tomara que no futuro não haja mais papel...
    Somente tecnologias como o e-paper que só vai ajudar no meio ambiênte e no futuro!!!

    ResponderExcluir
  14. todos sabemos que o uso do papel está sendo exageradamente,pois as fabricas, escolas não pensam nas consequências,mal sabe eles que o grande uso de papel trará riscos a natureza e se continuarmos desse jeito, só deus saberá onde vamos parar.Também acrescentando,nós alunos poderiamos muito bem ajudar a diminuir o grande consumo de papel fazendo palestras,campanhas contra o uso exegeradamente do papel.

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião devemos utilizar mais os computadores e digitalizar os trabalhos de escola,pois quanto menos papel,mais ar,mais natureza.Sempre que possivel uzar papel reciclado e nao gastar muitos papeis na escola por apenas um erro.
    MAILA PRISCILA DE CASTRO OLIVEIRA.9°AZUL.

    ResponderExcluir
  16. PARA AS PESSOAS QUE ACHAM MELHOR RECICLAR .

    Tem como reciclar papel higiênico?

    ResponderExcluir
  17. PARA AS PESSOAS QUE ACHAM MELHOR TROCAR O PAPEL PELO COMPUTADOR, PEN DRIVE E OUTRAS COISAS DIGITAIS.
    QUEM QUE VAI COMPRAR ISSO PARA OS ALUNOS AQUI NO BRASIL?

    SE FOR ESPERAR PELOS POLÍTICOS ESTAMOS TODOS FUNDIDOS.

    NÓS ESTAMOS NO BRASIL, VÊ SE ACORDAM.

    QUEM SABE ISSO PODE OCORRER DAQUI MAIS OU MENOS 80 ANOS.

    BRASIL, MOSTRA A SUA CARA!!!

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia, diminuir o consumo de papel esta muito difícil. Pois, todos usam papel, todo tipo de papel, seja papel sulfite, papelão, papel seda e etc. Uma das alternativar seriam os livros digitais, só que acho que não esta a venda ainda, é também deve ser muito caro. E tenho certeza que ainda vai demorar para chegar as escolas. Acho que se cada um fizesse a sua parte, poderiamos sim, diminuir o consumo do papel ( pelo menos um pouco). Poderiamos também começar a usar do papel reciclado. É um poco mais caro mais é melhor para o meio ambiente, as apostilas também ajudariam, pois não iriamos ficar arrancando folhas do caderno e não teriamos tanto o consumo de papel, pois as apostilas já tera tudo o que precisarmos.
    Maria Luisa 9° Azul.

    ResponderExcluir
  19. Para diminuir a quantidade de papel utilizado nas escolas o governo poderia implantar mais computadores nas escolas do país, os trabalhos poderiam ser apresentados em forma de slide, pois essa é uma tecnologia que temos a nossa disposição, na impressão das provas poderiam ser usados os dois lados da folha para diminuir a quantidade de folhas de papel utilizado.
    O ser humano tem que fazer algo agora enquanto é possível se não quando formos fazer algo pode ser muito tarde. E o nosso ar estará muito degradado pela falta das árvores e com isso haverá muitas pessoas com problemas respiratórios.

    ResponderExcluir
  20. Na escola para reduzir o consumo de papel seria usar os papéis dos dois lados , os alunos se conscientizar que o consumo de papel para fazer avioes de papel , desenhos e coisas que não tem valor é um desperdicio e usarmos mais o computador como este trabalho do professor Elielson.
    Para reduzir o consumo de papel nos escritórios e nos comércios , seria usar o e-paper , mas ainda é um projeto , seria usar os 2 lados das folhas por exemplo um lado da folha você colocou uma oferta do seu comércio depois use o outro lado da folha.
    É necessário reduzir o consumo de papel , porque o papel é produzido através das árvores , agua e isto é fundamental para a vida humana , porque as arvores tira o Co2 do ar e produz o oxigenio e a água é fundamental para nosso corpo , e se nos usarmos muito papel as industrias vão produzir mais papel e mais papel gera o consumo de arvores e da agua.
    Oque pode ocorer no futuro é águas com produtos Quimicos, e Arvores devastadas e muito lixo.
    ARTUR CUNHA MEDEIROS , 9° AZUL

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião para diminuirmos o comsumo do papel no mundo,deveriamos reaproveitar mais o papel, usar os dois lados, usar mais os papeis reciclavéis que não prejudicam o nosso meio ambiante e tambem não ficar jogando papel fora atoa, como se voçê errar uma palavra voçe vai e pega o papel e rasga e joga no lixo voce esta gastando papel atoa, então vamos economizar mais papel para ajudar o nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  22. Diminuir o consumo exagerado de papel ainda é um desafio,porque em vários locais o seu uso se faz muito necessário como em escolas e escritórios.
    Nas escolas , diariamente é usado uma grande quantidade de papel , pois é preciso imprimir provas exercícios e etc.Nos escritórios não é diferente,onde o papel é usado para fazer relatórios,e muito mais.
    Uma das possíveis soluções para esse problemas é o E - Paper ,que com certeza predominará no futuro.Mas se deve pensar que esse aparato tecnológico não irá ter um preço tão acessível.
    E com a redução no consumo de papel,todos sairemos ganhando , tanto o seres humanos,quanto o planeta Terra.
    Outra opção para evitar o desperdício de papel na escola é utilizar os dois lado da folha,e também pensar em soluções alternativas como,usar mais o computador em trabalhos como este do Professor Elielson.

    Igor Ferreira De Araújo, 9º Ano Branco.

    ResponderExcluir
  23. Como lemos no texto o comsumo de papel nos escritórios e nas escolas está a cada ano oumentando,no que o homem imaginava que na era da computação teria menos comsumo.
    Umas das formas mas uteis em escritórios seria salvar os documentos em pendrive ou em cds,e nas escolas o famoso netbook seria uma ótima forma de deminuir o consumo de papel.

    ResponderExcluir
  24. Para reduzir o consumo de papel devemos sempre que possível usar os dois lados das folhas, reciclar, não desperdiçar papel, usar os meios da tecnologia como o pendriv, imprimir só os documentos necessários, as empresas deveriam criar um banco de dados onde todas as informações e documentos seriam armazenados com segurança e por tempo indeterminado.
    E necessario reduzir o consumo de papel porque para se produzir o papel e necessário que arvore sejam derrubadas e quando isso acontece cada vez mais o desmatamento ilegal aumenta prejudicando nosso meio ambiente e nossa fauna.
    As conseqüências de não se reduzir o uso desnecessário do papel e catastrófico para natureza e para nos, pois quando desmatamos diminuímos nossas florestas prejudicando a nossa qualidade do ar desertificando áreas de florestas e acabando com nossa fauna, então temos que ter a consciência em replantar áreas desmatadas e usar sempre arvores, provindas de reflorestamento e não de florestas nativas.


    Eduarda Chernhak silva 9° azul

    ResponderExcluir
  25. Para reduzir o consumo exagerado do papel devemos começar por nós mesmo!Muitas vezes arrancamos(e jogamos fora) uma folha só porque rasuramos e temos preguiça de corrigir ou apagar.Porque não podemos utilizar essa folha?Outro caso, são os alunos que usam folhas para brincar, exemplos:fazendo aviõezinhos,bolinhas para tacar uns nos outros entre outras coisas.As escolas poderião tomar uma atitude e começar utilizar apenas computadores em vez de cadernos,apesar desse ser um recurso de custo muito alto.Mas se cada um utilizasse apenas o papel necessário já seria uma boa ajuda.Os escritórios,deveriam utilizar os dois lados da folha ou não imprimir apenas uma coisa banal sem necessidade.
    Esse desperdício de papel e o uso exagerado causa desmatamentos e as consequências do desmatamentos são a rarefação do ar e poluição entre outros problemas,deixar o consumismo de lado seria uma boa opção.
    Joice Andrade 9°azul

    ResponderExcluir
  26. O Lucas França desculpe aí, mas aqui no Brasil foi como o Luciano Santos(palestrante) disse,"aqui no Brasil não existe pessoas pobres, e sim acomodadas".E claro que político nenhum vai dar pc para ninguém,hoje computador quase todos possuem é uma coisa normal que todos usam,e conhecem.Na sala de aula quando não temos livros(raramente)ou esquecemos não sentamos ao lado de algum colega?Por que aquele que não possuir um computador não pode sentar ao lado do colega?Que mal tem isso?Sabe as pessoas esperam ganhar tudo nas mãos e não vão atrás do seus objetivos,esperam sentadas a aposentadoria do governo,a cesta básica,a bolsa família entre outros.Não o Brasil não é um país pobre de modo algum,pobre são as pessoas de espírito.Existem pessoas perfeitas tanto fisicamente ou mentalmente
    que arruma um pretexto para não trabalhar,um obstáculo para ficarem tranquilas esperando o governo dar tudo nas mãos.
    E se todos provavelmente têm um computador,imagine se não têm um pen-drive?
    Olha não fiz isso para contradizer o que você disse,apenas para proteger a minha opinião(e de todos que acham que o pc na escola é uma boa solução)mas cada um tem uma opinião e se acha que está correta deve permanecer com essa convicção,apesar que ouvir as opiniões alheias podem abrir nossos olhos para avistar um novo horizonte,um novo raciocínio!
    Joice Andrade 9°Azul

    ResponderExcluir
  27. Acho que deveriamos utilizar mais pen-drives, Cds e Dvds.Porque no futuro poderá causar sérios problemas para os seres humanos.O mundo ficará poluído nao só por causa do papel mas,há outras coisas que poluem nosso meio ambiente.
    Patrícia Dias e Carla Fabiana 9°Azul.

    ResponderExcluir
  28. Gostei dos argumentos e da discussão realizados neste espaço, principalmente quando vejo comentários como o de Lucas França ser amplamente questionado por outra internauta como Joice.
    Valeu galera, mas vamos debater mais. Continuem apresentando seus argumentos e seus contra-argumentos

    ResponderExcluir
  29. minha opinião eu acho que e errado,pelo fato de estar fazendo o consumo essecivo do papel.
    A redução do consumo de papel é muito importante pois a redução de gastos é muito grande.
    Poderiamos também começar a usar do papel reciclado. É um poco mais caro mais é melhor para o meio ambiente.para reduzirmos o consumo de papel temos que parar de imprimir o desnecessário. O nosso ar estará muito degradado pela falta das árvores e com isso haverá muitas pessoas com problemas respiratórios.
    Aluna/; Lara jordana
    Serie: 9º ano
    bjos professor Elielson

    ResponderExcluir
  30. Na minha opinião o consumo exagerado de papel não só acontece em escritórios,também em escolas e indústrias,enpresas.
    Se não houvesse compuador o consumo de papel diminuiria bastante, pois ele teria ficado obsoleto. No entanto, esta previsão não se confirmou na prática a cada ano, o consumo de papel tem sido maior.
    Gustavo henrique 9.b

    ResponderExcluir
  31. Bom na minha opinião o gasto de papel na escola e muito alto mas por culpa dos alunos.
    Sim pois eu mesma já fiz muito isso escrevi uma coisinha de caneta errada e arranquei a folha inteira.Na nossa sala temos muitos exemplos os menininhos!Ficam brincando de aviãozinho de papel isso e um desperdício enorme!
    Agora com o trabalho que estamos fazendo eu aprendi a usar aquela folha rabiscada de novo como por exemplo para rascunhos em matemática!
    Quanto na escola eu acho que a melhor maneira seria trocando cadernos por computadores!
    Mas como sabemos que isso e quase impossível na minha opinião a coordenação deveria punir alunos que usam o papel principalmente dentro da sala de aula pra brincar!
    Já seria um bom começo,e também poderia acontecer dos professores devolverem as cartolinas de trabalhos para os alunos as reutilizar!
    Andressa Padoan

    ResponderExcluir
  32. JOICE ANDRADE 9ª AZUL, DISCORDO DA SUA IDÉIA, MAS PRIMEIRO VOU FALAR DO LUCIANO SANTOS (PALESTRANTE OU GORDINHO CHATO). VOCÊ OU QUEM ESTIVER LENDO QUE CONCORDA COM ELE DE QUE ''NO BRASIL NÃO EXISTE PESSOAS POBRES E SIM ACOMODADAS''.

    ENTRA NESSE SITE e vê se existe pessoas acomodadas http://moedeiro.blogspot.com/2009/07/como-esta-pobreza-no-brasil.html



    EU DISCORDO DA SUA IDÉIA DE QUE COMPUTADORES NAS ESCOLAS É UMA BOA SOLUÇÃO, PORQUE PARA MIM ISSO TRARA PREJUÍZOS PARA A ECONOMIA DO BRASIL, COMO POR EXEMPLO: aumentara o perigo nas escola porque LADRÕES vão querer roubar computadores ou concerteza diariamente estragaria computadores e com isso só aumentara o lixo eletrônico e o PLANETA TERRA vai ficar mais fudido.

    EU não tenho idéia para substituir o consumo exagerado do papel , porque NÓS SERES HUMANOS já tentamos acho que tudo e ta complicado.

    JOICE ANDRADE 9ª azul me responde se quiser.


    LUCAS FRANÇA 9ª D

    ResponderExcluir
  33. sim o papel é muito bom para algumas coisas do dia a dia mas sempre evitar o consumo é bom porque faz bem ao planeta evitando esse e consumo essesivo pode ser muito bom para os proximos anos para que não falte arvores e o ar séra sempre fresco assim podemos deixar o futuro bom para nossos filhos fazendo o certo agora mais tem outras varias formas de evitar o consumo do papel como o proprio progeto do livro digital e o e-paper mais tenho certeza que isso pode fazer muitas coisas para os proximos anos
    aluno:RODRIGO PEREIRA DE LIMA
    SERIE: 9ºANO BRANCO.

    ResponderExcluir
  34. Como vivemos num mundo tão digital teve haver uma solução para o consumo de papel.
    Nas escolas podemos usar livros digitais ou o e-paper, onde ajudaria o meio ambiente e nós, mas como tudo tem seu lado ruim, nem todos tem condições para comprar. Há ainda possibilidades de colocar notebook para todos, novamente tem seu lado ruim como o Lucas França falou haveria roubos e muitos estragos.
    Pois bem o único meio de economizar agora é usando os dois lados da folha, evitar desenhos, aviões e erros onde as pessoas jogam folhas praticamente “brancas”.
    Em comércios e escritórios o uso do computador, pen-drive, CDs e DVDs ajudam muito.
    É necessário reduzir porque o papel é feito de celulose, que vem das arvores, que tira o co2 do ar e se não tomarmos decisões no futuro não vamos conseguir respirar porque o ar será muito poluído.
    aluna: TAYLA LARISSA 9º "D"

    ResponderExcluir
  35. Uma forma de reduzir o consumo de papel seria a reciclagem de folhas que usamos para rascunho.Pois no futuro poderemos estar prejudicados por causa dos dias de hoje.Muitos alunos falam que se tivesse computador para cada aluno o consumo de papel diminuiria,mas eu não acredito nisso claro que diminuiria o consumo mas não o suficiente,pois hoje muitas pessoas tem computador em escritorios,escolas entre outras firmas mas usa muito papel para imprimir documentos e provas nas escolas entre outros documentos,o jeito é termos mais conciencia do estamos fazendo no nosso presente e pensarmos no nosso futuro.DAIANA

    ResponderExcluir
  36. Na minha opinião
    Cada um de nós podemos ajudar colaborando com a limpesa de nossa cidade, alertando a todos o quanto tem a importancia de cada um separar o papel do lixo, cada papel que você for jogar no lixo, joge em um que seja proprio para a reciclagem se em todos os lugares comprar pelo menos um pouco de papel reciclado irá ajudar bastante. É necessario reduzir o consumo para não acabarmos com as árvores de nosso pais. Todos nós irá sofrer com as consequencias sem árvores o ar irá ficar mais poluido.
    CAMILLA CHRISTINA FERREIRA RODRIGUES 9° ANO AZUL

    ResponderExcluir
  37. Na minha opinião para diminuir o consumo de papel,deveriamos usar outros recursos.Como por exemplo recursos digitais e ate também a reciclagem de papeis que usamos diariamente em nosso dia adia.

    ResponderExcluir
  38. Tem que aproveitar bem os papeis se gastar muito papel podemos ter um grande prejuiso no nosso futuro.Os livros digitais podem nos ajudar e muito a economizar papel,este livro pode reduzir ate 90% do papel,pois não vai ser necessario rancar folha do caderno que depois de rancada ela vai diretamente para o lixo e isso e um desperdício de papel.

    ResponderExcluir
  39. Podemos reduzir os gastos execivos de papel como,não fazendo aviõezinhos,ou quando erramos não devemos rasgar a folha e jogar no lixo devemos reotilizar.As arvores estão quase sumindo do nosso planeta, as pessoas não plantar as arvores que arancarão vamos ficar sem papel e arvores.As consequencias do futuro é que vamos ficar sem arvores e sem papel.karina 9ano branco

    ResponderExcluir
  40. Na minha opinião na escola e bem mais difícil não ter um grande consumo de papel porque estamos fazendo atividades e provas diariamente.
    Em casa e mais fácil evitar o consumo de papel, pois nem sempre usamos o papel.
    As alternativas seriam que todos os documentos dos escritórios fossem mandados Por e-mail, assim seria muito mais fácil não ter um consumo de papel .
    No comercio acho que já esta mudando por que antes marcávamos a nossa conta em blocos de papel agora estamos marcando em pastas nos computadores.
    E necessário reduzir o consumo de papel pois se não reduzirmos o consumo iremos ficar sem arvores e sem arvores a umidade do ar fica elevada,e no futuro termos problemas com a nossa saúde como problemas respiratórios.
    Rafaela Maria Oliveira 9°DOURADO

    ResponderExcluir
  41. Não vai ser atoa que vamos consumir menos papéis, temos que ter idéias concretas para que seja resolvido este problema, a tecnologia é uma forma de amenizar este consumo elevado de papel. Com o E-paper o consumo de papel vai diminuir, mas não totalmente.

    ResponderExcluir
  42. Na minha opinião para reduzir o consumo de papel as pessoas tem que usar o papel reciclado com o papel reciclado se gasta menos dinheiro e não precisa de muita érvore ,
    No mundo a fora ja tem escolas que não usa mas papel é tudo na base do computador ,notebook etc. isso tambem seria uma ótima solução porque com isso se gastaria muito pouco papel e preservaria o meio ambiemte.
    Essas são algumas das formas que encontrei para reduzir o consumo de papel

    Aluno : Lucas dos santos
    série : 9° Turma : Branco

    ResponderExcluir
  43. Na minha opinião, todos nós somos consumidores de papel. Uma das alternativas para reduzir o consumo exagerado de papel seria a reciclagem e reutilização do papel. Para produzir uma tonelada de papel, são necessárias duas ou três toneladas de madeira, oferendo grandes riscos ao meio ambiente e aos animais. marcos bandeira silva 9° ano B

    ResponderExcluir
  44. Na minha opinião para reduzir o consumo de papel as pessoas tem que usar o papel reciclado com o papel reciclado se gasta menos dinheiro e não precisa de muita árvore.
    e so a favor do uso do livro digital nas escolas assim diminuiriam os gastos de papel e so assim deixariamos de gastar muito papel.

    ResponderExcluir
  45. Seria bem dificil as pessoas tentarem economizar o papel, pois os papeis são ultilizados em varios lugares, nas escolas na utilização de atividade, e provas e em escritórios, e principalmente nas escolas, pois os alunos em vez de ultilizar o papel rabiscado para fazer aviãozinhos, não elles ultilizam folhas limpas.
    Uma opção para economizar o papel é substituir por meios digitais, como os livros digitais, que seria bem mais economizantes.

    Karen Cunha 9-A

    ResponderExcluir
  46. Eu acho que o papel deve ser recicladopor causa da poluiçao de certos lugares entao eu acho que deveria diminuir o uso de papel poderi ter livros digitais para que facilitASSEM O TRABALHO POR ISSO TERIAM MENOS TRABALHO EM RECICLAR PAPEL. jORNAISA TAMBEM DEVERIAM SER DIGITAIS .vOCE SABE QUANTAS TONELADAS DE PAPEL SÂO AJUNTADAS POR DIA?SAO MUITAS TONELADAS DE PAPEL PORISSO TEM QUE RECICLAR PAPEL ESTA FOI A MINHA OPINiao sobre o papel.

    ResponderExcluir
  47. A imensidão do Planeta Terra fez, e ainda faz, muita gente pensar que todos os recursos naturais do nosso planeta seriam inesgotáveis. Engano nosso.Se não abrirmos os olhos e ficarmos bem atentos às nossas atitudes, poderemos passar por sérias e graves dificuldades e ainda comprometer a sobrevivência das gerações futuras.
    Para isso nao acontecer poderiamos usar mais Pen-drives,Cds,Computadores nas escolas,e usar mais o papel reciclado que seria beim mais economizante.

    Carla Fabiana 9° Azul

    ResponderExcluir
  48. PODE SIM MAIS DEVEMOS EVIATR O COSUMO ECESIVO DO PAPEL PARA QUE NO NOSSO FUTURO A GENTE NÃO ESTEJA
    COM FALTA DE NADA E SOBRE MUITO MAIS PRA QUEM VIM NAS PROXIMAS GERAÇOES ATÉ LÁ PODEM DESENVOLVER VARIAS METAS PARA ESTE ASSUNTO DE MODO QUE NÃO AFETE EM NADA O MEIO AMBIENTE...
    ALUNA:jORDANA VENDRUSCOLLO Serie 9º branco.

    ResponderExcluir
  49. Oi!
    Estou com uma dúvida latejante e mto chata, qria saber se algum de vcs sabem qntas árvores ou partes delas são necessárias para brincar de aviãozinho.... desde jah agradeço...bjs!

    ResponderExcluir