domingo, 15 de agosto de 2010

Razão x emoção


SINOPSE DO FILME EQUILIBRIUM
Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado tolitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai" (Sean Pertwee), que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional. As formas de expressão criativa estão contra a lei, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os "ofensores", além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte. Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozia. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante.

O filme “Equilibrium” apresenta questões interessantes a se pensar, vejamos:
O sentimento humano vale a pena?! Ou seria melhor se o mundo fosse movido apenas pelo raciocínio lógico? As emoções são mesmo as grandes responsáveis pelas mazelas (aflições, infortúnios) da humanidade?!
Opine sobre essas questões.

46 comentários:

  1. Professor Elielson!! Parabéns pela iniciativa e pelos temas propostos. Seus alunos com certeza refletirão sobre o que fazer para diminuir o desperdício de papel tão comum em nossa escola, a começar pelos cadernos deles pois todos os dias encontramos em média um caderno em cada sala, se contarmos as folhas amassadas e jogadas no lixo. E também, com certeza devem ter sentido de perto a necessidade de resgatar alguns valores e cultivar bons sentimentos com relação ao próximo ao assistirem o filme "equillibrium".
    Um grande abraço, sua colega: Sirlene Assis.

    ResponderExcluir
  2. Muito grato pelo seu comentário, profª Sirlene.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acho que vale a pena sim, ter sentimentos, e não acredito que as emoções sejam as responsáveis pela as coisas ruíns do mundo.A vida sem sentimentos não teria o menor sentido, seria horrível não sentir carinho não ter carinho, não poder nem escutar músicas ou ter um quadro.

    ResponderExcluir
  4. Sim e não, pois a maioria das vezes cria-se vários conflitos entre a humanidade,pela causa de brigas, sentimentos ruins e derivados do que acontece em nosso dia-a-dia, mas seria bem ruim se só pensássemos, porque não teria grassa de viver sem sentir medo ou alegria.

    ResponderExcluir
  5. Ter sentimento não é ruim como relata o filme.
    Como seria o mundo sem poder sentir o que esta no fundo da pessoa.
    O sentimento é o ponto mais fraco do ser humano, apesar de não poder controlá-los, pessoas tentam descobrir um jeito para sentir só o ódio que há dentro de si mesmo.
    Natalia Bernardes

    ResponderExcluir
  6. Natália, vc está dizendo mesmo que as pessoas querem sentir somente o ódio que há dentro delas???

    ResponderExcluir
  7. Acho que sim, todos nos dependemos do sentimentos, sem sentimentos não tem quase nem um proposito de viver.

    ResponderExcluir
  8. Os sentimentos são parte da nossa vida, dem eles não tem graça, sem ele não podemos amar ou nos apaixonar. Sem ele não vivemos.

    ResponderExcluir
  9. Sem sentimentos não somos nada,ele é quem nos comanda.O filme relata que no nosso futuro talvez os nossos sentimentos terão que ser guardados.DAIANA

    ResponderExcluir
  10. A MINHA OPINIÃO É, SE FOSSE OBRIGATÓRIO TODO MUNDO TIVER QUE VIVER SEM SENTIMENTOS SERIA ÓTIMO, POIS NÃO EXISTIRIA INVEJA, RAIVA, FELICIDADE, TRISTEZA E OUTRAS COISAS QUE ENVOLVEM O SENTIMENTO.

    SEM FALAR QUE SERIA OBRIGATÓRIO.

    LUCAS FRANÇA MENDES

    ResponderExcluir
  11. Por uma parte sim por outra não, pois o sentimento humano séria bom pra gente perceber a presença algo bom q você deixou passar, i o sentimento raciocineo lógico seria bom por não ter aquela vontade de se lamentar.
    Emoção é uma parte muito grande do nosso corpo, ela deve ocupar no minimo 40% de canda um de nos, pois e atraves dela que a gente senti amor, emoção, tristeza etc... Mas a emoção e sim a grande responsavel pelas mazelas.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião a pessoa que não tem sentimentos não é uma pessoa,não é nada na vida sem poder sentir amor,raiva,tristeza,felicidade e entre outos.

    ResponderExcluir
  13. Ter sentimentos têm seu lado bom e o seu lado ruim por exemplo o seu lado bom é que você pode amar,ter sentimentos pelos amigos e etc.Já o seu lado ruim é que pessoas matam umas as outras por causa de dinheiro esses sim não ´têm sentimentos

    ResponderExcluir
  14. Vale apena, pois se não tivermos sentimentos não teria um sentido de viver, não amaria ninguém e nem odiaria. Se fosse movido por raciocínios lógicos a vida seria uma coisa boba de se viver, pois sertamente seria todo dia a mesma coisa, não teria felicidade. Essas mazelas dependem muito da pessoa se ela deixa se levar por sentimentos e esquecer das outras coisas ai ela acaba se dando mal.

    ResponderExcluir
  15. por um lado é bom ter apenas um raciocinio logico,porque nao teriamos raiva,odio,tristeza e ja acho pelo sentimento humano,se vivessemos sem sentimentos nao seriamos ser humanos e sim maquinas programadas.

    ResponderExcluir
  16. No meu ponto de vista, o sentimento vale a pena sim, pois se fossemos movido somente pelo raciocinio logico seria muito sem graça, seria todos iguais. Todos pensando as mesmas coisas, com o sentimente é diferente. Temos opnioes diferentes, e gostos diferentes. Por isso é que o sentimento vale sim a pena!
    Maria Luisa Merigo 9° Azul

    ResponderExcluir
  17. Os sentimentos humano são os que nos diferencia dos outros animais por isso acho que deveria deixar apenas os bons sentimentos como amor,carinho,felicidade entre outros.Mas não devemos somente agir pelos sentimentos como também devemos fazer as coisas pelo raciocinio, temos então que saber dosar cada um.

    ResponderExcluir
  18. Minha opinião é que os sentimentos humanos não valem apena , porque pessoas tem odío , raiva , inveja e o amor, você deve me perguntar porque o amor? Porque pessoas matam , por causa deste sentimento.e o mundo seria melhor se fosse movido somente pelo raciocínio lógico porque ai as pessoas não ter estes sentimentos.
    E as emoções são as grander responsábeis pelas mazelas.
    ARTUR CUNHA MEDEIROS 9° AZUL

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião sem sentimentos nos não somos nada, porque sem sentimentos voçe nao é um humano, para voçe ser um ser humano voce tem que etr os sentimentos de amor,tristez,raiva e outros sentimentos que as pessoas sentem.

    ResponderExcluir
  20. Para se falar do sentimento humano existem dois pontos , o positivo e o negativo.O positivo : É aquele sentimento que desperta amor,felicidade,compaixão,amor ao próximo.Esses sentimentos fazem do mundo um lugar melhor.
    E o negativo : É aquele sentimento que desperta raiva, desrespeito,ódio.Esses sentimentos podem ser muito perigosos a uma pessoa,por exemplo,esse sentimento podem levar as podem leva - las a matar , roubar e até coisas piores , como começar uma guerra.
    Se o mundo fosse movido pelo raciocínio lógico,seria um grande vazio, uma coisa sem graça,seria a mesma coisa todos os dias e não haveria felicidade.
    Por isso que os sentimentos nos diferenciam, defendemos idéias diferentes,mas tudo isso dependo do modo em que as pessoas utilizam os sentimentos.
    Em alguns casos sim,as mazelas da humanidade são causadas pelos sentimentos,ou melhor,pelas pessoas que não conseguem controlar seus sentimentos ou se deixam levar por eles.

    Igor Ferreira De Araújo , 9º Ano Branco.

    ResponderExcluir
  21. Minha opnião é que a humanidade sim deve ser movida apenas por algo lógico mas não de perder o sentimento de admirar um belo quadro ou o prazer de ouvir uma bela musica.

    ResponderExcluir
  22. Penso que não vale apena, pois na maioria das vezes nos enganamos com o nosso próprio sentimento.
    se o mundo fosse movido apenas pelo raciocínio lógico a vida não iria ter sentido, pois teríamos que viver todos os dias as mesmas coisas. Sim as emoções são as responsáveis pelas mazelas.

    Eduarda Chernhak silva 9° azul

    ResponderExcluir
  23. Em minha opinião com toda certeza sentimentos
    são necessários!O que seria de nós sem sentimentos?Como um robô ou computador eu imagino. Acredito que todos gostam de sentir alegria,paz interior entre outros sentimentos
    bons, apesar de existir os ruins mas através deles
    podemos nos expressar também, quando tentamos fazer uma pessoa a raciocinar e entender o que é correto ou melhor para ela,mesmo ela achando que não,um pouco de grito,raiva algumas vezes sempre resolve(ou piora mais,temos que usar com moderação),não é verdade?Os ruins além de causar certos conflitos podem ajudar a compreender.
    Eu não acho que as emoções são a causa de toda tragédia ou maldade, as pessoas que não sabem controlar seus sentimentos(apesar disso ser difícil).
    Joice Andrade 9°Azul

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que sem sentimentos a vida não teria graça pois não da para imaginar a vida sem os sentimentos.
    Na minha opinião o que leva a pessoa a matar a outra e fazer outras coisas erradas são as emoções.
    se o mundo fosse movido apenas pelo raciocínio lógico as coisas seriam como no filme.
    só averia mortes.

    ResponderExcluir
  25. O Joarlys, decida aí se são os sentimentos ou o raciocínio lógico que levam a mortes
    Eduarda, você também está com indecisões sérias, posicione-se!

    ResponderExcluir
  26. Olha as vezes o sentimento humano vale a pena mas só para coisas boas e não para coisas ruins!!!
    Se o mundo fosse apenas movido pelo raciocínio lógico não teria graça de se viver pois todos teriam o mesmo sentimento!!!

    ResponderExcluir
  27. Se os seres humanos pois se não tivermos sentimentos não teria um sentido de viver,ou se nois não tivermos sentimentos não seriamos ser humanos e sim maquinas programadas.
    Gustavo henrique 9.b

    ResponderExcluir
  28. E as vezes em momentos de raiva já cheguei a pensar que o sentimento e uma bobagem sim ele as vezes nos faz mal mas que graça teria a vida sem sentimento.
    Você nunca poderia amar alguém. Se sentir feliz com algum acontecimento
    E as vezes e bom da uma estressada não teria graça viver sem sentimento tudo tem que ter um lado bom e um lado ruim si não como o lado bom vai poder melhorar se não tiver o lado ruim!
    Cada vez que acontece algo ruim agente faz di tudo pra acontecer algo muito melhor.
    E assim que e bom!Podemos ate reclamar e odiar o sentimento as vezes,mas em compensação a maioria das vezes o sentimento e a melhor coisa.
    Andressa Padoan

    ResponderExcluir
  29. sim até um ponto pois as pessoas são amas diferentes das outras algumas nem muda que é da propria natureza mais nesse filme tem fatos basiados na familia onde um pai lembra do amor que tem no filho e enfim consegue controlar suas emoçoes e tendo seus filhos sempre pertos.
    Sentimentos, de forma genérica, são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam e enfim é isso.

    ResponderExcluir
  30. Minha opinião é que teve sim existir os sentimentos, pois não teria graça viver assim, apesar de que existem sentimentos que não são bons mais nós temos que saber controlar esses sentimentos. Mas cada um tem sua opinião como no filme retrata as pessoas morrem ninguém fica triste, nascem pessoas ninguém fica feliz, ninguém se apaixona ninguém fica alegre, entre outros. Eu não queria viver num mundo assim onde você não tem emoção é aquilo sem nada, sem graça.
    Eu acho que sim as emoções são as grandes causadoras das mazelas.

    ResponderExcluir
  31. O sentimento humano só vale apena a partir do momento em que ele faz bem para as outras pessoas.Eu acho o mundo seria muito ruim sem sentimentos.O ser humano de certa forma è movido pelos sentimentos de raiva e amor.taíla

    ResponderExcluir
  32. Na verdade controlar o sentimento das pessoas é quase imposivel, se as pessoas fosem controladas o mundo seria um tedio.
    Nesse filme conta um pouco da realidade porque lá era para controlar as pessoas por causa das guerras que aviam tendo.
    CAMILLA 9° ANO AZUL

    ResponderExcluir
  33. o sentimento para mim é uma coisa que nunca deixaria de lado,pois sem ele não existiria o amor,a alegria,a paz,o prazer de ser feliz com meus amigos e familiares e também que graça teria viver em um mundo onde nimgeum senti nada por ninguem.Assim como no filme,as pessoas matam as outras com friessa,pois não sentem nada por elas .

    ResponderExcluir
  34. Os sentimentos humanos valem apena sim,pois se o ser humano não tivese sentimentos ele seria mandado igual ao filme equilibrio e comotodos nós temos sentimentos todos nós sabemos o que fazer ou não fazer.As nossas emoções são muito importantes na nossa vida.Karina 9ano branco

    ResponderExcluir
  35. Na minha opinião acho que o sentimento vale a pena sim.Sem ele não teria graça, porque ninguem iria sentir saudade,amor,tristeza,alegria.O sentimento e muito importante nas nossas vidas.Ana Gabriela

    ResponderExcluir
  36. Sim.Na minha opinião não poderiamos viver sem nossos sentimentos, pois eles fazem parte da gente.Um mundo mais moderno lógico que seria muito melhor, mas e lógico que os robores não poderiam ser como nos pois eles não tem sentimentos igual agente. Por isso que nossos sentimentos são tão importantes.

    ResponderExcluir
  37. Sim, seria muito ruim viver sem nossos sentimentos, sem animais, sem amor, sem ódio etc. Em algumas vezes os sentimentos tem pequena participação no que acontece no mundo, mas viver sem eles seria,viver sem conhecer há si mesmo.

    ResponderExcluir
  38. Sim, é importante sim ter sentimentos eo que nos leva muita das vezes a criar um raciocinio lógico emocões nos leva a fazer coisas imperdoaveis e se no filme o mundo se afundou foi devido a inguinorancia do ser humano!!!!!!!!!!!
    Aluno: jhonnathan 9ºB

    ResponderExcluir
  39. Na minha opinião acho que vale a pena sim...
    Por sem sentimento na seriamos nada, não amaríamos ninguém e nem odiaríamos.
    Um lado é bom ter apenas um raciocínio lógico, porque não teríamos raiva, ódio, tristeza e já acho pelo sentimento humano, mazelas dependem muito da pessoa se ela deixa se levar por sentimentos e esquecer das outras coisas ai ela acaba se dando mal.
    As nossas emoções são muito importantes na nossa vida.
    Por isso é que o sentimento vale sim a pena!
    Lara Jordana Araújo silva
    Serie: 9° anos branco.

    ResponderExcluir
  40. ou professor voçe disse que faltava um mais eu fiz eu me esqueçi de colocar que rodrigo que era. tem um do ultimo pra cima é o meu de uma olhada la não foi o rodrigo gomes que comentou
    foi eu.....
    aluno:Rodrigo Pereira De Lima 9ºbrando.

    ResponderExcluir
  41. Os sentimentos são essenciais na vida de uma pessoa.O que seria de um ser humano sem poder expressar o que ele está sentindo por alguem que ele ama ou por alguem que ja se foi ou raiva de alguma pessoa.Por isso que a vida sem sentimento não teria graça !

    Aluno : Lucas dos Santos
    Série : 9° Turma : Branco

    ResponderExcluir
  42. O que acima de tudo caracteriza a alma humana é o sentimento. É por ele que o homem se prende ao que é bom, belo e grande; ao que será o seu amparo na dúvida, a sua força na luta, a sua consolação na prova. marcos bandeira silva 9°B

    ResponderExcluir
  43. Na minha opinião, vale apena sim o sentimento humano, porque já pensou sé nós tivéssemos raciocínio lógico?Não amaríamos e não seriamos amados, não sentiríamos saudades de pessoas distantes ou até mesmo daquelas que já partiram.
    Eu acredito sim que as emoções são os grandes causadores das mazelas porque se não tivéssemos sentimentos por que fazermos mal uns aos outros?
    Rafaela Maria Oliveira 9ºD

    ResponderExcluir
  44. No meu ponto de vista acho que o sentimento vale a pena sim.Por que se fossemos movidos ao raciocinio logico nao teria graça.
    Não teriamos opiniao propria, com sentimento temos opinioes diferentes e penssamentos diferentes. Por isso que o sentimento vale sim a pena.

    Carla Fabiana 9° Azul

    ResponderExcluir
  45. O sentimento vale a pena sim , pois se todo o mundo fosse movido pelo raciocínio as pessoas nao se dariam bem umas com as outras, pois existem pessoas no mundo que sente ódio , angústia, raiva e tristeza .E isso seria ruim .

    Karen Cunha 9-A *-*

    ResponderExcluir